Maze Runner – Correr ou Morrer.

correr-ou-morrer

Antes mesmo de ler “Tiger’s Curse”, eu li Maze Runner. Maze Runner não foi a primeira obra de ficção que eu li, mas foi  o primeiro livro que eu comprei para ler, fisicamente falando. Eu já havia lido outros livros em PDF.

A história:

Ele acorda em um elevador escuro, andar por andar, subindo lentamente e com o timbre de correntes e metal batendo uns com os outros. Ele não se lembra de onde veio, não sabe de nada, tudo é escuto, um branco. Ele só se lembra de uma coisa, seu nome. Thomas.

O elevador prossegue, cada vez mais rápido até parar, e quando finalmente vê a luz do dia queimando seus olhos, ele se vê entre vários garotos, em uma clareira. Assustado, Thomas tenta fugir, mas descobre que está cercado por quatro grande muros, tão grandes quanto possível. Thomas acorda para o seu maior Pesadelo.

Clareanos, Labirinto, Verdugos e uma garota. Todos os desafios a seguir, vão transformar os novos dias de Thomas um grande desafio mental.

Personagens:

Thomas: Thomas é um garoto normal, entre seus dezesseis/dezessete anos, ele se vê preso em uma Clareira, onde os muros se fecham durante as noites, e os verdugos atacam aos que ficam para trás. Cheio de coragem, e uma pitada de teimosia e burrice, Thomas é um protagonista interessante de se presenciar.

Newt: Newt é um rapaz loiro, e segundo no comando dos clareanos, ele rapidamente se torna um bom amigo de Thomas, e se faz importante entre Thomas e os Clareanos.

Alby: Alby é o Lider da Clareira e o Clareano mais velho do grupo, ele é ríspido e não  tem muito jeito de falar com os novatos, mas ele se esforça pelo grupo.

Chuck – Chuck é um dos mais novos na clareira, não só de chegada, como também de idade. Ele aparenta estar desesperado por um amigo, mas ele é uma boa criança.

Tereza – Tereza é a única garota que subiu ao labirinto em anos, e ela conhece Thomas. O mistério ao seu redor, vai desencadear muitas coisas em Thomas e nas pessoas ao redor.

Minho – Chefe dos corredores, aqueles que exploram o Labirinto. Um dos amigos mais próximos que Thomas vai fazer.

Gally – Veterano da Clareira que, não gosta nem um pouco de Thomas. Completamente Antipático e irritante.

Os Criadores – São as pessoas que estão por trás do Labirinto, mencionados a todos os tempos, os Criadores são para Thomas, demônios que fazem testes com eles, se divertindo com suas mortes.

História Aprofundada (Sem Spoiler):

Thomas se vê jogado na clareira, perdido e Aflito, logo descobre que esta dentro  de um Labirinto e que não se deve sair por aquelas “portas” pois se elas fecharem com ele lá dentro, o mesmo morre. Os clareanos tem várias regras, e uma rotina simples: Uma vez por mês eles recebem um novato, e eles tem de encontrar uma Saída. Tudo parecia Bem, até que Tereza surge, com uma mensagem em sua mão, e uma voz aflita pedindo por Thomas. Além da desconfiança mútua dos clareanos, Thomas se vê a cada segundo envolto de mais e mais problemas ao decorrer da história.

Análise do Livro (E agora vem os Spoilers):

Maze Runner se destaca por ter pouco romance, e muita ação, muita correria, o livro em si é tão frenético que você o lê muito rápido. Não existe muitos detalhes pra se lembrar, nada extremamente complexo, o livro não precisa ser estudado, apenas, observado. É como um passeio em uma montanha russa, com a atenção certa, você o finaliza em dois dias. (O meu caso).

A Análise do livro também inclui algumas notas sobre o próprio livro, diagramação e Capa. Eu obtive a versão de Box do livro. Mas não se iludam, não é uma versão Econômica, o livro é menor, mas ele é mais grosso que a versão normal, a diagramação é boa, embora haja pouco espaço e as letras cheguem quase até o fim do recorte. Não tem orelhas, mas todos os efeitos do livro original existem na capa da edição do Box.  Ele é bom de abrir e de folhear, então independente da versão, você vai ficar satisfeito.

A história do livro é um mistério sem fim, você não consegue adivinhar quase nada do livro, e isso só prossegue conforme você segue adiante, você acerta cerca de 20% do que deveria, mas todo o resto você vai errar e se surpreender. Existem muitas reviravoltas chocantes, como a Morte de alguns personagens, e sobre o que se trata o Labirinto, mas todo o resto é  fácil e interessante de se ler. A descrição dos Verdugos é confusa, mas de fato dá para imagina-los.

Thomas e Tereza tem uma ligação, que causa um pseudo romance na história, Tereza é corajosa, e em pouco tempo com o grupo, ela já se mostra voraz e guerreira. Thomas é muito corajoso, e burro ao mesmo tempo. Ele tem medo, mas ele tem impulsos de adrenalina constantes. Ele sabe pensar sobre pressão, mas é péssimo em seguir ordens.

Acho que acabei não oferecendo muito Spoiler, mas o motivo simples disso é que, Maze Runner não tem graça se eu revelar os pontos chaves, afinal é de um mistério e ação que estamos falando.

Mas por fim, acho que o maior Spoiler que posso dar a todos vocês é que Maze Runner se trata de uma Destopia, em um mundo pós apocalíptico. E isso é algo que vocês vão descobrir só no fim do livro. Lembrando bastante Jogos Vorazes (embora eu nunca tenha lido, só visto os filmes),  o livro é empolgante, uma leitura recomendada a todos a ler.

Nota Final:

Não há muito o que dizer, o Primeiro livro é a apresentação de todos os locais e pessoas, ele exibe o ritmo que irá se seguir ao longo da trilogia, e tem um fim muito interessante que te faz coçar por dentro pra continuar, tem personagens cativantes, e pontos críticos. A nota final para mim é 10. Ao menos este livro inicial, é completamente empolgante e te faz ficar vidrado no livro sem apelar pra nada além de pura imaginação sem envolver nada de Religião e afins. Vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s