TAG – Experiências Literárias – Mystery Boxes de Livros.

Olá, já faz muito tempo dês de a ultima vez que eu fiz alguma análise aqui, e hoje vou falar sobre um assunto extenso, então prepare-se.

Antes de falar SOBRE a TAG, eu vou explicar pra todos vocês o que são as Famosas Mystery Boxes e quais existem até o momento.

Já faz algum tempo que eu ouço falar das Mystery Boxes, e elas existem a um longo tempo nos Estados Unidos, a mais famosa ao meu ver é a Olw Crate, e se você puder pega-la, os livros americanos e ingleses tem as melhores edições. Essa pegada de caixas misteriosas só chegou no Brasil a alguns anos, mas está vindo com força.

Basicamente, você se cadastra em um site de literatura, e recebe mensalmente uma caixa surpresa. Na verdade isso pode ser qualquer site, de culinária, nerds, filmes, etc. Alguns exemplos de caixas que não são sobre literatura: Omelete Box, Nerd ao Cubo, etc. Nessas caixas PODE-Se vir algum livro, mas elas são completamente aleatórias e entregam à você coisas com relação aquele universo. Sendo assim, varia de gosto a gosto.

Mas a verdade é que se cadastrar como se fosse uma revista, nem sempre é algo bom ou lucrativo. Primeiro que o valor normalmente é entre 65 e 70 reais. Isso acontece por que dentro da caixa deve ter inserido os custos, e esse é o preço mais em conta pra todo mundo, certo? Sim e não. Veja bem, eu conheço até agora Três mystery boxes de livros brasileiras:

O Turista Literário – Esta caixa é customizada na cor laranja, na sua primeira inscrição você ganha um passaporte e todo livro virá com um selo, quando você ler este livro, você pega o selo e cola no passaporte. Esta é característica do Turista. Fora isso você recebe: Um Livro, marca páginas, brindes especiais.

http://www.turistaliterario.com.br/turistal

Wolf Crate – Esta caixa é toda preta com um lobinho muito fofo em azul quadradinho, é bonitinha. Dos três é o Kit mais simples, e o seu diferencial é que ela trás normalmente entre 2 a 3 marcadores simples (da própria wolf crate e livros), e uma figura de colecionador com uma arte especial que tem a ver com o livro. Essas figurinhas são colecionáveis e enumeradas. Até o momento já está na quinta se não me engano. A Wolf Crate é a mais nova caixa do momento. Do resto ela é Igual ao Turista – Vem o Livro e alguns brindes.

http://wolfcrate.com.br/wolfcrate

Tanto a Wolf Crate quanto o Turista te entregam os livros lacrados, os marcadores separados, algumas vem com papel de embrulho seda, outras vezes com alguns enfeites a mais. Mas no fim, ambas tem caixas personalizáveis e a pegada de ambas é: Se decida por uma, e fique com ela. Até por que, você está pagando 70 reais para receber um livro e vários brindes que as vezes não “Compensam” a caixa, entende? Veja bem, estamos no Brasil, não tem como investir muito e não tem como colocar muito sem ficar caro. Isso vale tanto para eles quanto para nós, compradores e além disso muitas vezes comprar kits de livros imensos na Saraiva ou Submarino sai mais barato.

Mas ainda assim, é uma experiência super interessante, os brindes nunca são iguais (Ou ao menos não DEVEM ser iguais. Se os brindes se repetem, bom eles começam a perder assinantes),  e é essa experiência única que te faz querer assinar essas caixinhas, certo? Sim. Porém, são as peculiaridades que essas caixas trazem que vai ou não segurar seus compradores, e eu acredito que elas são muito boas, eu incentivo a todos que puderem apoiar a Wolf Crate, e a Turista Literário, que o façam. Por que, esse tipo de serviço (variedade) é bom pra você, para mim, e para todo amante de livros. Isso faz com que as empresas novas surjam e as atuais se atualizem, e até melhorem no preço ou melhorem no conteúdo.

Mas e sobre a TAG? Por que você não falou sobre ela ainda? Não é este o título?

Bom, eu espero que vocês tenham compreendido o que é uma Mystery Box, mas vou resumir uma ultima vez caso não tenha ficado claro:

Uma Mystery Box de Literatura é uma caixa que vem com um conteúdo padrão porém aleatório, normalmente composta de um Livro e brindes. Todos esses são aleatórios mudando o conteúdo interno do item ou o próprio item.

Agora que apresentei para vocês sobre o Turista e a Wolf Crate, vamos ao assunto principal desse artigo.

TAG – Experiências Literárias.

Enquanto o Turista já existe a algum tempo (Não sei dizer quanto), e a Wolf Crate é uma novidade, a TAG existe dês de 2015 se não antes. Todos os sites não dizem quando o negócio começou e procurando por vídeos antigos, o que achei foi Janeiro de 2015.

A ideia da TAG era interessante, um clube literário com livros aleatórios. A Wolf Crate é simplesmente assim: Livros aleatórios. O Turista eu não sei informar mas na TAG o negócio é bem profissional. Todo mês um Curador, uma pessoa famosa no ramo da literatura, um jornalista um escritor brasileiro é escolhido, ele vai até a sua biblioteca pessoal e escolhe uma obra da qual ele gosta ou admira. Esse é o livro escolhido à dedo por mês, e esse livro é embrulhado.

A Tag contém os seguintes conteúdos dentro da caixa dês de que começou: Um livro, uma revista que aprofunda sua leitura sobre o livro, sobre o curador e sobre o próximo livro (Uma dica de qual será), um marcador personalizado do livro, uma proteção para o livro (que atualmente é um box, que eles chamam de luva) – e um brinde. Assim como todas as empresas, a TAG já se superou e já decepcionou. Chegou a enviar um copo lindo de acrílico personalizado por exemplo, e no mês seguinte um lápis e uma caderneta. Por isso que essas Caixinhas são duvidosas para muitos, e até o fim de 2016 foi assim. A TAG cria a luva/Box para o livro, normalmente em preto e branco em papel reciclado. É útil ter algo pra proteger seu livro, essas caixinhas são numeradas de 1 a 12 e você pode deixar todas juntas, afinal: Você vai querer ter um canto da TAG. No começo o diferencial da TAG era esse: Essa luva que envolvia o livro.

Todos que assinavam a TAG, faziam isso por amor, por gostar do que acontecia e para ter algo novo todo mês (Por que, quando você se prende ao seu gosto, não vê coisas novas).

img_2831

Como podem ver na imagem acima, as edições iniciais da Tag eram assim: Simples. Nessa em questão um saquinho com grãos de café veio de brinde, pra por na estante. O que é legal já que café em grãos é algo que você não encontra fácil porém, vale mesmo os 70 reais da assinatura? Pois é, esse foi um pesadelo que a Tag enfrentou por anos. A crítica dos usuários que desistiam, que compravam em um mês e saiam no próximo. Não tinha algo que deixava o livro único, a edição única, algo que te fizesse querer completar a coleção, por que assim como TODOS os Mystery Boxes, os livros são os mesmos que você compra na loja. Então, eu mesmo nunca vi vantagem.

Mas, 2016 chegou e a Tag começou a inovar.

tagComo pode-se ver na imagem acima, o livro comum ficava guardado em uma caixinha especial que eles faziam. O Diferencial da Tag.

Os Kits da Tag tinham um problema: Assim como o Turista ou a Wolf Crate, o diferencial era simplista de mais. O Turista até tinha um diferencial na caixa e no passaporte, mas era o suficiente manter as coisas como estavam?

A TAG então fez sua primeira mudança, não uma mudança direta e permanente, um teste: Ela lançou seu primeiro livro. Quando digo isso, quero dizer que ela conseguiu os direitos com a Editora e lançou em parceria uma edição “Da Tag” desses livros, a mais famosa é “O Vermelho e o Negro”.

01O Vermelho e o Negro.

Mas a caixinha de diferencial continuava igual ao resto. A Tag lançou outro livro depois nesse mesmo formato alguns meses depois intitulado “Vitória” de Joseph Conrad.

E foram sucesso total, esses livros marcaram a TAG, e a fizeram tomar a escolha certa para 2017.

2017 – TAG se torna autossuficiente.

A TAG é uma empresa bem elaborada, os funcionários são extremamente atenciosos, eles sempre te respondem com prontidão e isso é incrível. Em 2017 eles mudaram seu padrão e finalmente te deram o diferencial que você precisa, ou ao menos eu: Como leitor, eu gosto muito de me sentir exclusivo, os Livros.

p_20170227_064526A caixa.

A TAG continuou com a mesma abordagem, mas agora tudo é novo. O Livro é em edição Especial, com capa dura, a Luva/Box do livro é personalizada e elegante, toda colorida e com um material incrível, o Marcador de páginas é duro, laminado frente e verso (Acho que é esse o termo) não é aquela impressão brilhante sabe? É fosco, como eu disse em um papel duro, com uma resina para fazer o auto relevo.

p_20170227_064909Marcador com Resina de auto relevo e acabamento fosco e duro.

O Brinde continua vindo, e até agora – Fevereiro de 2017 – eles não decepcionaram. Em janeiro veio um calendário personalizado de mesa, com todos os leitores e editores famosos, mês por mês, com datas de nascimento de cada um deles.

p_20170227_064654Nova Luva/Box que protege o Livro.

O Livro em capa dura SEMPRE terá uma edição especial, que você só conseguirá pela TAG, sim a TAG agora edita as capas dos livros, trás traduções corrigidas e melhoradas dos mesmos, e até assinatura especial dos autores às vezes!

p_20170227_064829Carimbo do Livro.

O Acabamento do Livreto agora é prensado e não mais grampeado como no ano passado. Sendo assim, a TAG é a única Mystery Box em que você receberá em casa um livro que apenas terá se você assinar ela!

p_20170227_064807Capa do Livro.

Mas não se preocupe! Caso você tenha perdido o Kit do mês anterior, você sempre pode compra-lo no site pelo mesmo valor (ele é liberado no mês seguinte após o dia 8).

p_20170227_064835Folha de Guarda do Livro!

Então, o que eu posso dizer? A TAG evoluiu e se tornou ao meu ver, uma das melhores empresas de Mystery Box para Livros. Seu diferencial atual não se limita só ao Box/Luva especiais que agora são extremamente personalizados e tem vida própria. Mas todos os livros esse ano virão com uma padronização de tamanho, ou seja: Todos ficarão com o mesmo tamanho na prateleira (Mas não com a mesma largura, segundo um e-mail, foi-me explicado que o leitor as vezes se sente melhor recebendo um livro mais grosso ou outro mais fino. Então eles não padronizaram a largura do livro).

p_20170227_064753Visão Interna do Livreto que acompanha o Livro. Agora com um prensamento profissional e não um grampeamento simples como os antigos de 2016.

Todas as caixas serão coloridas (As luvas do Livro), todos os marcadores agora serão exclusivos dessa edição do livro. Quer coisa mais gostosa do que pagar por um serviço que realmente te dá algo personalizado, e não apenas um livro aleatório que você poderia comprar 10 vezes mais barato com uma lembrancinha boba?

p_20170227_064554O Box do mês de Fevereiro de 2017. Nele vieram: Um papel escrito à mão (reimpresso óbvio, mas muito bem posicionado) explicando os brindes, um livreto do conto “O Capote” de Nikolai Gógol, um Box personalizado com os temas Índia/Estados Unidos, um Livro em capa Dura de Jhumpa Lahiri – O Xará (Inclusive a frase do livro é usada na capa do site Turista Literário) autografado pela autora do livro e carimbado e um marca página exclusivo desta edição extremamente bem feito.

Conclusão:

A TAG pode não ter a caixinha mais personalizada, mas ela é bem dura o que impede amassos, sério não há necessidade de plástico bolha ai. A Submarino podia aprender com a TAG. Mas o conteúdo interno compensa completamente, e é referência para qualquer Mystery Box atual. Eu sou assinante da Tag, já recuperei meu livro de Janeiro.

E você? Qual gostou mais? Já viu vídeos no Youtube? Procure saber mais sobre esses kits e escolha o que mais gostar, apoie esses projetos maravilhosos!

Eu gosto da TAG por toda essa exclusividade e atenção no atendimento, mas isso é um gosto pessoal. Eu recomendo fortemente que vocês testem mas se for começar comece pela TAG, agora em 2017.

Eu vou deixar embaixo mais algumas imagens do Kit de Janeiro sobre outros ângulos para que vocês possam ver mais, mas essa análise acaba aqui!

Espero que eu tenha respondido algumas perguntas e tirado algumas dúvidas!

http://www.taglivros.com/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s